domingo, 24 de julho de 2016

Retiro de Deserto

TV Século XXI propõe Exercícios Espirituais online

Cidade do Vaticano (RV) – O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19,11-12)

Fazer um retiro espiritual sem sair de casa. Esta é a proposta do Departamento de Educação à Distância (EAD) da Rede Século 21, ao oferecer, online, os  Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Em meio à correria do dia-a-dia, com a falta de tempo e de recursos, a iniciativa visa proporcionar aos participantes uma profunda e verdadeira experiência do encontro com Deus por meio da espiritualidade inaciana, como nos explica o Padre Eduardo Dougherty, sj, Fundador da Associação do Senhor Jesus e idealizador da Rede Século 21, de Campinas:

"Eu sou jesuíta e nós temos uma grande riqueza que nós jesuítas podemos oferecer a todas as pessoas e estas são os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Esta espiritualidade é sabedoria pura. Santo Inácio foi inspirado pelo Divino Espírito Santo. O número de Padres jesuítas é limitado e às vezes falta tempo e recursos para a pessoa".

As novas ferramentas tecnológicas permitem sobretudo a velocidade da informação e a superação das distâncias. Então, por que não usá-las também a serviço da evangelização?

"Internet é a morte da distância. E nós da Igreja, nós jesuítas, nós católicos, temos muito conteúdo e como é importante, na televisão, que nós gravemos conteúdo de valor duradouro e como é importante ter videotecas cheias de conteúdo maravilhoso. Internet, Educação à distância, conseguem entregar conteúdo quando as pessoas quiserem".

Articulado em quatro módulos, o retiro contempla 122 encontros, todos gravados em vídeo, com uma duração média de 10 minutos cada um, sendo acessados pela internet, como explica Bethânia Reis do Marco, responsável pela Educação à Distância:

"O curso foi desenvolvido em quatro etapas, exatamente na forma como ele é feito em Casas de Retiro, ministrados pelos Padres jesuítas e leigos que já tiveram experiência com os Exercícios. Nestas quatro etapas a pessoa vai ter um período de acesso ao nosso site. Ela vai fazendo diariamente, observando as video-aulas pelo site e depois ela reserva um tempo de oração para fazer a própria experiência a partir daquilo que foi proposto no encontro. Nós pedimos que a pessoa dedique ao menos 30 minutos por dia para fazer esta experiência".

Durante este percurso espiritual, o retirante não estará sozinho, mas terá o auxílio de um acompanhante:

"Cada pessoa vai ter um acompanhante, os acompanhantes são pessoas que já fizeram os Exercícios Espirituais e têm uma grande experiência nesta área e que podem orientar, de maneira, por exemplo, quando a pessoa faz a meditação bíblica ou tentam fazer uma reflexão e não consegue por falta de experiência, então o orientador vai dando dicas, os acompanhantes dão dicas de como fazer esta caminhada, para que realmente sejam uma experiência transformadora".

"Os próprios acompanhantes, que são aqueles que já fizeram os Exercícios Espirituais, que serão como guias, como caminhantes ao lado dos exercitantes, eles vão fazendo passo a passo, conforme os Exercícios vão evoluindo, eles vão dando dicas também para as pessoas que estão sendo acompanhadas, que estão fazendo os Exercícios, para que elas possam também procurar uma espiritualidade mais profunda, uma fé mais amadurecida. Este caminho deve ser fruto do próprio Exercício Espiritual, mas há também as dicas para que a pessoa mantenha uma vida de oração, procure a Eucaristia, se possível diariamente, mas senão aos domingos, para que isto também possa fortalecer a experiência que ela está fazendo. Para as pessoas que estão afastadas da Igreja para que busquem o Sacramento da Confissão. O próprio Exercício Espiritual, as meditações que você vai fazendo durante o percurso, nos vão movendo a isto e os acompanhantes são mais do que preparados para poder indicar o caminho de conversão, de aproximação a Deus e de experiência".

Como em todo o retiro, as pregações devem ser acompanhadas por uma boa preparação com a oração, assim como a frequência aos Sacramentos. Justamente por não ser feito em um local retirado, longe das tantas distrações do dia-a-dia, o retiro exigirá uma maior autodisciplina do participante:

"O que é proposto, é que ao entrar na internet a pessoa não acesse outras fontes na internet, como redes sociais, pois ela pode se distrair olhando outras coisas enquanto está tentando fazer os Exercícios. Então a proposta é que ela não acesse outros canais, outras formas de acesso na internet para que ela fique fixada somente nos Exercícios Espirituais naqueles 30 minutos. Que ela crie um momento de oração antes, faça uma preparação prévia na oração, para que ela possa realmente fazer deste momento um momento de experiência com Deus".

O retiro propõe 122 encontros, realizados diariamente de segunda a sexta-feira, deixando o final de semana livre para serem revividos e absorvidos os momentos que mais marcaram o retirante durante a semana. Bethânia nos explica o tema dos módulos:

"O primeiro módulo é uma explicação do que são os Exercícios Espirituais. No segundo módulo, os participantes são levados a experimentar a misericórdia de Deus, a partir das reflexões daquilo que Jesus fez. Experimentar a misericórdia de Deus, por meio de uma purificação interior, daquilo que  precisa ser renovado, precisa ser transformado. No terceiro módulo eles vão compreender um pouco mais a Jornada Inaciana, então vão passar por aquilo que Santo Inácio chama de 'Eleição', que é uma Reforma de Vida, algo que precisa ser discernido, que precisa ser decidido, neste terceiro módulo é o caminho dado para isto. E tudo isto foi feito a partir de reflexões sobre a vida pública de Jesus e também das Regras de Discernimento de Santo Inácio. O quarto e último módulo tem o objetivo de ensinar aos exercitantes os métodos de discernimento de Santo Inácio também,  aprofundando um pouco mais o que já foi visto no terceiro módulo, onde por meio da oração, discernir o que Espírito Santo quer conduzir cada participante, para que a partir desta vivência, desta experiência com aquilo que o Espírito Santo quer, eles possam colaborar na construção do Reino e serem discípulos missionários no mundo todo ou aonde estiverem inseridos".

As inscrições para a primeira turma encerraram-se no final de junho, tendo o curso iniciado em 11 de julho, com previsão de conclusão para 30 de dezembro. Devido à grande procura, que superou todas as expectativas, com mais de 900 inscrições, foi aberta uma lista de espera para a próxima turma. Para inscrever-se na lista de espera clique no link.
Para mais informações, basta acessar o site EAD Século 21. http://www.eadseculo21.org.br/ead/

(JE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...