quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Novos amigos especiais



Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Vocês gostam de fazer novos amigos? Creio que todos gostam, não é mesmo? Especialmente aqueles amigos que nos amam com amor puro, que só desejam o nosso bem e aos quais podemos amar e ajudar com muita facilidade. Estou me referindo às almas do purgatório.

Certa vez, Nossa Senhora nos lembrou de que as almas do purgatório esperam pelas nossas orações e pelos nossos sacrifícios. Em outra ocasião, Ela disse: “Queridos filhos! Hoje desejo convidá-los a rezar todos os dias pelas almas do purgatório. Todas as almas necessitam da oração e da graça para chegar a Deus e ao amor de Deus. Com isso, queridos filhos, vocês receberão novos intercessores, que os ajudarão na vida a compreender que as coisas da terra não são importantes para vocês; que só o céu é a meta para a qual devem dirigir-se. Por isso, queridos filhos, rezem sem cessar, a fim de que vocês possam ajudar a si mesmos e também aos outros, para os quais estas orações trarão a alegria. Obrigada por terem respondido ao meu chamado!” (06.11.1986)

Talvez vocês estejam pensando: “Bem, as almas do purgatório ao menos já estão salvas. Prefiro rezar pela conversão dos pecadores, que correm o risco de se perder”. Eu também penso assim. Mas podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, ajudar as pessoas que estão na terra e também as almas do purgatório. Como? Oferecendo nossas orações por “aqueles que ainda não fizeram a experiência do amor de Deus”, como diz a Gospa, e oferecendo pelas almas do purgatório as indulgências que lucrarmos. Gostaria apenas de recordar que, para lucrarmos as indulgências, é preciso fazer esta intenção.

Como muitas vezes esquecemos de fazer a intenção de lucrar as indulgências anexas a algumas devoções, seria bom adquirirmos o hábito de, já pela manhã, fazer uma intenção geral de lucrar todas as indulgências que pudermos durante o dia, colocando-as nas mãos da Rainha da Paz, para que Ela as aplique como julgar melhor.

Entre as práticas que levam o católico a obter uma indulgência, há, por exemplo, a reza do Santo Rosário, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, a leitura piedosa das Sagradas Escrituras, o uso e devoção ao Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, a visita ao Santíssimo Sacramento durante pelo menos 30 minutos, bem como o uso constante de um objeto de piedade, devidamente benzido pelo Sumo Pontífice, por um Bispo ou por um padre (crucifixos, medalhas bentas, etc.). Além disso, certas orações aprovadas pela autoridade eclesiástica também conferem indulgências, como as jaculatórias indulgenciadas e, entre outras, as orações que seguem abaixo:
·         "Nós vos damos graças, Senhor, por todos os vossos benefícios. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém".
·         Santo Anjo (oração ao Anjo da Guarda).
·         Angelus, Regina Caeli.
·         Alma de Cristo.
·         Creio.
·         Ladainhas aprovadas pela Igreja.
·         Magnificat.
·         Lembrai-vos.
·         Miserere.
·         Ofícios breves: Ofícios breves da Paixão de CristoSagrado Coração de Jesus, da Santíssima Virgem Maria, da Imaculada Conceição e de São José.
·         Oração mental.
·         Salve Rainha.
·         Sinal da Cruz.
·         Veni Creator.
·         Santo Rosário.
A Indulgência Plenária só pode ser obtida uma vez por dia, e as indulgências parciais podem ser adquiridas várias vezes por dia.

Como obter uma Indulgência Plenária?
Estabelecendo a Igreja Indulgência Plenária para determinada data ou festividade, é necessário que se cumpram as seguintes condições: confissão sacramental, comunhão eucarística, oração nas intenções do Sumo Pontífice (normalmente o Credo, um Pai-Nosso e uma Ave-Maria), cumprir uma obra prescrita pela Igreja (visita a um santuário, gruta, etc.). Requer-se ainda rejeitar todo o apego ao pecado, mesmo venial.

Para quem quiser obter maiores informações, sugiro consultar o Manual das Indulgências: www.saopiov.com/formacao/MANUAL_DAS_INDULGENCIAS_normas_e_concessoes.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...