sexta-feira, 16 de julho de 2010

A SRA. VASSULA RYDEN E A SANTA SÉ

Recebi algumas perguntas sobre a Sra. Vasula Ryden, e seus escritos, divulgados em alguns sites que se dizem católicos. No entanto estão fora da doutrina da Igreja, basta ver as seguintes declarações da santa sé. 

25 de janeiro de 2007:
Santa Sé reitera que católicos não devem participar de encontros de Vassula Ryden (esta declaração é a ultima informação oficial dada pela Igreja sobre a Sra. Vassula)

VATICANO, 09 Ago. 07 / 12:00 am (ACI).- A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) reiterou em uma comunicação enviada aos presidentes das Conferências Episcopais que “não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados” pela Vassula Ryden, uma controvertida mulher ortodoxa que se autoproclama vidente e receptora de “revelações privadas” diretamente de Cristo.
Na mensagem interna, datada de 25 de janeiro de 2007 e foi publicado por vários sites, o Prefeito da CDF, Cardeal William Joseph Levada, reconhece que seguem chegando a seu dicasterio “cartas pedindo elucidações sobre os textos e atividades da senhora Vassula Ryden, sobre tudo pelo que corresponde ao valor da Notificação de 6 de outubro de 1995 e aos critérios a seguir para definir as disposições da Igreja local sobre a conveniência de difundir os textos da senhora Vassula Ryden”.
A CDF afirma primeiro que “a Notificação de 1995 segue sendo válida pelo que se refere ao julgamento doutrinal sobre os textos examinados”.
Em seguida, sustenta que Ryden, “depois do diálogo tido com a Congregação para a Doutrina da Fé, fez algumas elucidações sobre certos pontos problemáticos que apareciam em seus textos e também sobre a natureza de suas mensagens, que se apresentam não como revelações divinas, mas bem como meditações pessoais delas”.
“Portanto, do ponto de vista normativo, e depois tais elucidações, é necessária uma valorização prudencial caso por caso, levando em consideração a possibilidade concreta que têm os fiéis de ler os textos no contexto das mencionadas elucidações”, adverte a CDF.
Finalmente, recorda que “não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados pela própria senhora Ryden. Por isso respeita eventuais encontros ecumênicos, os fiéis têm que se ater às disposições do Diretório ecumênico, do Código de Direito Canônico (C. 215; C. 223, &2; C. 383, &3) e dos Ordinários diocesanos”.

A Notificação de 1995
Em 6 de outubro de 1995, a CDF emitiu uma Notificação em que explica que depois de “uma análise atenta e serena de todo o assunto” se encontraram “junto a aspectos positivos, um conjunto de elementos fundamentais que devem considerar-se negativos à luz da doutrina católica” nas revelações de Ryden.
A Notificação, minimizada pelos seguidores de Ryden, destacou “o caráter suspeito das modalidades com que se produzem essas supostas revelações” e destaca “alguns enganos doutrinais contidos nelas” como o uso de uma linguagem ambígua das Pessoas da Santíssima Trindade, até confundir seus nomes e funções específicas; o anúncio de um período de predomínio do Anticristo no interior da Igreja; a profecia em chave milenarista de uma era de paz e bem-estar universal antes da vinda definitiva de Cristo; e a formação de uma Igreja que seria uma espécie de comunidade pan-cristã, em contraste com a doutrina católica.
A Notificação sustenta que Ryden participando de forma habitual nos sacramentos da Igreja Católica, apesar de ser grego-ortodoxa, criou “uma desordem ecumênica que irrita a não poucas autoridades, ministros e fiéis de sua própria Igreja, situando-se fora da disciplina eclesiástica da mesma”.
A Notificação pede aos bispos informar “de forma adequada a seus fiéis, e não se conceda espaço algum no âmbito de sua respectivas diocese à difusão de suas idéias. Por último, convida a todos os fiéis a não considerar sobrenaturais os textos e as intervenções da senhora Vassula Ryden e a conservar a pureza da fé que o Senhor confiou à Igreja”.

Eis a Notificação de 6/10/95:
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
NOTIFICAÇÃO
Muitos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leitos se dirigem a esta Congregação, para ter um juízo autorizado sobre a atividade da Senhora Vassula Ryden, greco-ortodoxa, residente na Suíça, que está a difundir nos ambientes católicos do mundo inteiro, com a sua palavra e com os seus escritos, mensagens atribuídas a presumíveis revelações celestes.
Um exame atento e sereno da inteira questão, realizado por esta Congregação e fim de “pôr à prova as inspirações para verificar se provém verdadeiramente de Deus” (cf. 1Jo 4,1), fez notar – ao lado de aspectos positivos – um conjunto de elementos fundamentais, que devem ser considerados negativos à luz da doutrina católica.
Além de evidenciar o caráter suspeito das modalidades com que acontecem essas presumíveis revelações é imperioso ressaltar alguns erros doutrinais nelas contidos.
Entre outras coisas, com uma linguagem ambígua fala-se das Pessoas da Santíssima Trindade, até confundir os específicos nomes e funções das Pessoas Divinas. Preanuncia-se nessas presumíveis revelações um iminente período de predomínio do Anticristo no seio da Igreja. Profetiza-se em chave milenarista uma intervenção resolutiva e gloriosa de Deus, que estaria para instaurar sobre a terra, antes ainda da vinda definitiva de Cristo, uma era de paz e de bem-estar universal. Anuncia-se, além disso, o futuro próximo de uma Igreja que seria uma espécie de comunidade pancristã, em contraste com a doutrina católica.
O fato de nos escritos posteriores da Senhora Ryden os mencionados erros já não aparecerem, é sinal de que as presumíveis “mensagens celestes”, são apenas fruto de meditações privadas.
Além disso, a Senhora Ryden, participando habitualmente nos sacramentos da Igreja Católica, embora seja greco-ortodoxa, suscita em diversos ambientes da Igreja Católica não pouca surpresa; parece pôr-se acima de qualquer jurisdição eclesiástica e de todas as regras canônicas e cria, de fato, uma desordem ecumênica, que irrita não poucas autoridades, ministros e fiéis da sua própria Igreja, colocando-se fora da disciplina eclesiástica da mesma.
Considerando que, não obstante alguns aspectos positivos, o efeito das atividades exercidas por Vassula Ryden é negativo, esta Congregação solicita a intervenção dos Bispos, a fim de que informem adequadamente os seus fiéis, e não seja concedido nenhum espaço no âmbito das próprias dioceses à difusão das suas idéias. Convida, por fim, todos os fiéis a não considerarem como sobrenaturais os escritos e as intervenções da Senhora Vassula Ryden, e a conservarem a pureza da fé que o Senhor confiou à Igreja.
Cidade do Vaticano, 6 de Outubro de 1995.

Eis a Segunda Notificação:
Cidade do Vaticano, 29 de novembro de 1996.
Hoje foi dado ao público o seguinte Comunicado da Congregação para a Doutrina da Fé :
Chegaram à Congregação para a Doutrina da Fé diversas perguntas relativas ao valor e à autoridade de Notificação da mesma Congregação datada de 6 de outubro de 1995 e publicada no jornal L’ OSSERVATORE ROMANO de 23/24 de outubro de 1995, pág. 2; dizia respeito aos escritos e às mensagens da Sra. Vassula Ryden, atribuídos a presumidas revelações e difundidos em ambientes católicos do mundo inteiro.
A este propósito a Congregação para a Doutrina da Fé quer oferecer as seguintes precisões :
1) A Notificação dirigida aos Pastores e aos fiéis da Igreja Católica mantém todo o seu vigor. Foi aprovada pelas autoridades competentes e será publicada no órgão oficial da Santa Sé ACTA APOSTILICAE SEDIS, com a assinatura do Prefeito e do Secretário da Congregação.
2) Com relação às notícias que alguns órgãos da imprensa difundiram a respeito de uma interpretação restritiva de tal Notificação, interpretação dada pelo Cardeal Prefeito numa conversa privada com um grupo de pessoas às quais concebeu audiência em Guadalajara (México) aos 10 de maio de 1996, o mesmo Cardeal Prefeito deseja esclarecer que
a) como ele mesmo afirmou, os fiéis não devem considerar as mensagens de Vassula Ryden como revelação divina, mas apenas como meditações pessoais dessa senhora;
b) em tais meditações, como já afirmava a Notificação, juntamente com aspectos positivos, existem elementos negativos do ponto de vista da doutrina católica;
c) por conseguinte, os pastores e fiéis são convidados, a propósito, a um sério discernimento espiritual e a conservar a pureza da fé, dos costumes e da vida espiritual, sem se apoiar em presumidas revelações, mas seguindo a Palavra de Deus revelada e as diretrizes do magistério da Igreja.
No que concerne à difusão de textos das presumidas revelações privadas, a Congregação para a Doutrina da Fé esclarece :
1) Não é, de modo algum, válida a interpretação dada por algumas pessoas a uma Decisão aprovada por Paulo VI em 14 de outubro de 1966 e promulgada em 15 de novembro do mesmo ano, em virtude da qual (interpretação) se poderiam difundir livremente, na Igreja, livros e mensagens provenientes de presumidas revelações. Na verdade, aquela Decisão se referia à abolição do Index de Livros Proibidos e estipulava que, eliminada a censura relativa, permanecia a obrigação moral de não propagar nem ler aqueles escritos que põem em perigo a fé e os bons costumes.
2) Não obstante, para a difusão de tectos de presumidas revelações privadas, continua válida a norma do Código de Direito Canônico vigente, cânon 823, § 1º, que confere aos Pastores o direito de exigir que sejam submetidos ao seu juízo, antes de sua publicação, os escritos dos fiéis que tratam da fé e da Moral.
3) As presumidas revelações sobrenaturais e os escritos correspondentes estão, em primeira instância, sujeitos ao juízo do Bispo Diocesano e, em casos particulares, ao da Conferência dos Bispos e ao da Congregação para a Doutrina da Fé.
Diante de tais textos da Congregação para a Doutrina da Fé, o fiel católico não hesita sobre o alvitre que lhe compete tomar. A Igreja fundada por Cristo e confiada a Pedro e seus sucessores tem a promessa da assistência infalível de Cristo para que conserve incólume o patrimônio da fé; cf. Mt 16, 16-19; Lc 22, 1s, Jo 21, 15-17; 14,16; 16, 13-15. A Sra Vassula merece respeito. As Declarações da Santa Sé visam aos escritos que Vassula transmite não somente ao povo ortodoxo (do qual ela é membro), mas também ao mundo católico, que, em conseqüência, se sente perplexo. Era, pois, necessário que a Igreja, Mãe e Mestra, dissesse a respeito uma palavra de esclarecimento aos fiéis católicos.

A INFORMAÇÃO QUE SEGUE ABAIXO, TEM COMO BASE O SITE DO PE. MARCELO TENÓRIO: http://www.padremarcelotenorio.com/2011/03/vassula-ryden-excomungada-pela-igreja.html

Vasiliki Paraskevis Pentaki, a “Vassula Ryden”, muito conhecida e recomendada por muitos, está fora e agora excomungada pela Igreja Ortodoxa, conforme o Patriarcado Ortodoxo, a atual condição de Vassula ela está privada de toda comunhão eclesiástica. O motivo dessa excomunhão leva em conta que seus ensinamentos se baseiam levianamente em diálogos de Vassula com Cristo, causando escândalos entre as pessoas de piedade.Assim aqueles que a seguem não estão na verdadeira fé. Segue o pronunciamento do Patriarca:
Neste espírito, e para a benéfica proteção dos piedosos ortodoxos da perigosa confusão espiritual, daqueles que não conhecem bem as questões subjacentes ao risco de ilusão, rejeita, a partir da Madre Igreja, Vasiliki Paraskevis Pentaki – Ryden, amplamente conhecida como “Vassula”, e sua organização fundada sob o título “A Verdadeira Vida em Deus”, que de forma precipitada e leviana propõe ensinamentos baseados no suposto “diálogo dela diretamente com o Fundador da Igreja, Jesus Cristo Nosso Senhor”, seus seguidores e os partidários do movimento “A Verdadeira Vida em Deus “, que não só se desviam de forma arbitrária  do ensinamento dado por Deus à Igreja, mas também escandalizam a razão dos piedosos crentes ortodoxos.Por isso, afirmamos aos proponentes dessas inovações inaceitáveis e os adeptos que pretendem mantê-las, que, doravante, não são mais admitidos à comunhão eclesiástica, não só para o envolvimento no trabalho pastoral da Santa Metrópolis, mas também proibidos de comunicar os seus novos ensinamentos, a fim de evitar as sanções adequadas sob os Cânones Santos.” (Patriarcado de Constantinopla, Chefe da Secretaria do Santo e Sagrado Sínodo, 16/03/2011)
O DECRETO OFICIAL EM GREGO FOI PUBLICADO SOBRE O SITE DO PATRIARCADO DE CONSTANTINOPLA NO LINK:
http://www.ec-patr.org/docdisplay.php?lang=gr&id=1306&tla=gr


A TRADUÇÃO EM INGLÊS SE PODE LER NO BLOG Mystagogy:


http://www.johnsanidopoulos.com/2011/03/announcement-on-vassula-ryden-by.htm
A TRADUÇÃO EM FRANCES SE PODE LER NO BLOG Orthodoxologie:

http://orthodoxologie.blogspot.com/2011/03/enfin-declaration-concernant-vassoula.html

Esta informação recebi também do site da Radio Maria Italiana http://www.radiomaria.it/documenti/dwnl.php?id=1629

Embora a notificação da Igreja Ortodoxa que a excomunga, o site True Life in God, Ligado a Sra. Vassula, publicou que esta ultima informação é falsa e assim desmente esta notícia por meio da Fundação A Verdadeira Vida em Deus, que 'Desmente a excomunhão de Vassula' feita pela Igreja Ortodoxa, no seu boletim do dia 04 de maio de 2012: http://www.tlig.org/pg/pgforum/pgnuforum186.html#a)


“Que o Senhor que é rico em Misericórdia vos abençoe: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Permaneçamos Unidos em Oração com Maria!
Vos quero bem!
Pe. Mateus Maria, FMDJ

Panie Jezu Ufam Tobie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...